text.skipToContent text.skipToNavigation

A processar... Por favor, espere uns segundos...

Aguardamos a confirmação do pagamento.
Por favor, confirme o pagamento da sua encomenda na APP MB WAY associada ao número de telefone. .
Caso o pagamento não seja confirmado dentro de 10 minutos, o mesmo será cancelado.

Por favor não feche esta janela para que a sua encomenda seja processada corretamente.


APED REEE

aped logo.png

Aped REEE

Campanha das Datas de Validade

As datas de validade (ou durabilidade) não são todas iguais. “Saber a diferença faz a diferença” é o mote da campanha lançada pela APED sobre prazos de validade dos produtos alimentares, que tem como objetivo ajudar o consumidor a interpretar e distinguir as diferentes indicações e rentabilizar o consumo dos alimentos, evitando o seu desperdício.

As vantagens para os consumidores são diversas, desde escolhas mais refletidas a decisões mais ponderadas, melhor economia familiar, melhor ambiente e menos desperdício.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo são perdidos ou desperdiçados em alguma fase da cadeia de abastecimento alimentar. Numa análise mais detalhada, de acordo com os dados da disponibilizados pela Eurostat, verifica-se que, em 2021, foram desperdiçados mais de 130 quilogramas de alimentos por habitante, dos quais 54% (70 quilogramas por habitante) acontecem nos agregados familiares, 9% (12 quilogramas por habitante) no setor de restaurantes e serviços de restauração e 7% (9 quilogramas por habitante) no setor do retalho.

De acordo com estudos europeus, o consumidor doméstico é responsável por cerca de 42% do desperdício alimentar global, grande parte do qual poderia ser evitado. A falta de conhecimento adequado sobre o significado das datas de validade (ou durabilidade) dos produtos é, aliás, um dos fatores que contribui para gerar desperdício nos lares, em todo o mundo.

Na realidade, inquéritos realizados vêm revelar que o significado das datas de validade dos rótulos dos produtos não é suficientemente compreendido pelos consumidores: apenas 47% dos cidadãos da União Europeia compreende o significado de “consumir de preferência antes de” e só 40% compreende o significado de “consumir até”.​​​​​​​
 

Datas de validade. Como saber a diferença?
 

É importante saber que existem duas formas de apresentação da validade:

  • Data-limite de consumo, que se apresenta com a designação “consumir até”;
  • Data de durabilidade mínima, que se apresenta com as designações “Consumir de preferência antes de” e “Consumir de preferência antes do fim de”.

Consulte aqui os detalhes:

  1. Sobre a data-limite de consumo
  • “CONSUMIR ATÉ”
  • O que significa? É uma designação que indica a data até à qual o produto deve ser consumido.
  • É aplicável a quê? Produtos microbiologicamente perecíveis, nomeadamente carne fresca, ovos, queijo fresco, saladas IV gama, sandwiches e refeições prontas.
  • Até quando devem ser consumidos os produtos? Devem ser consumidos até à data indicada.
  • Qual o formato da indicação desta data? Surge com as indicações de dia, do mês e, eventualmente, do ano.
  1. Sobre as datas de durabilidade mínima
  • “CONSUMIR DE PREFERÊNCIA ANTES DE”
  • O que significa? É uma designação de data indicativa até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas.
  • É aplicável a quê? Produtos microbiologicamente não perecíveis, nomeadamente o azeite, as batatas fritas e os cereais.
  • Os produtos podem ser consumidos após essa data? Sim, desde que sejam respeitadas as regras de conservação específicas de cada produto indicadas nos respetivos rótulos.
  • Qual o formato da indicação desta data? Surge com as indicações de dia, do mês e do ano.
  • CONSUMIR DE PREFERÊNCIA ANTES DO FIM DE”
  • O que significa? É uma designação de data indicativa até à qual o alimento conserva as suas propriedades específicas.
  • É aplicável a quê? Produtos microbiologicamente não perecíveis (por exemplo, congelados e conservas).
  • Os produtos podem ser consumidos após essa data? Sim, desde que sejam respeitadas as regras de conservação especificas de cada produto indicadas nos respetivos rótulos.
  • Qual o formato da indicação desta data? Esta data surge com as indicações de mês e do ano.

Produtos sem validade

  • Existem produtos que podem não ter a indicação de validade? Sim
  • Quais? É o caso do sal, do açúcar ou do vinagre.
  • Porquê? São produtos não perecíveis microbiologicamente, considerados conservantes naturais.
  • Mas devem ser tidos cuidados específicos? Sim, devem ser respeitadas as menções de conservação, de forma a que mantenham as suas propriedades físico-químicas.

Casos específicos

A indicação de validade escrita não é obrigatória nos produtos disponibilizados ao consumidor diretamente no ponto de venda/loja.

Em que casos se aplica?

  • Produtos cortados/manipulados em loja e vendidos ao balcão como charcutaria fatiada, carne fresca, peixe fresco, produtos de padaria e pastelaria.
  • Produtos vendidos a granel

Embora não tenham indicação escrita, estes produtos devem ser consumidos no próprio dia ou o mais rapidamente possível.

Aproximação de fim do prazo de validade”

Estão disponíveis em diversas lojas produtos alimentares identificados com etiquetas como “Aproximação de fim do prazo de validade”.
Estes produtos podem ser encontrados em expositor próprio ou linear onde são, por norma, comercializados.
A sinalização destes produtos com etiqueta específica permite que sejam mais facilmente reconhecidos pelos consumidores, contribuindo assim para a prevenção do desperdício alimentar.
 

Dicas, Recomendações e Sugestões

É importante organizar a sua dispensa e o seu frigorífico, verificar regularmente as datas de validade e planear o seu consumo de acordo com os respetivos prazos.

Conservação:

  • As temperaturas de conservação dos produtos deverão ser rigorosamente cumpridas.
  • Os produtos frescos deverão sempre ser conservados no frigorífico.

Congelação:

  • A carne e o peixe frescos que não são consumidos no próprio dia da compra, deverão ser congelados em porções pequenas e preferencialmente achatadas para facilitar o processo congelação e posteriormente o processo de descongelação.
  • Para prolongar a vida útil dos alimentos além da data de validade indicada, congele antes do término desta data.

Descongelação:

  • A descongelação feita em casa deverá ser realizada no frigorífico.
  • Os produtos descongelados devem ser consumidos em 24 horas.
 

Sabia que?
 

  • Alimentos secos como frutos secos, biscoitos e bolachas, por vezes, têm tendência a ficar amolecidos. Não os deite ao lixo e faça uma “operação de resgate”, levando-os ao forno por breves minutos e, depois, à medida que arrefecem, voltam ao seu estado normal e poderá consumi-los de seguida.
  • Existe um leque de alimentos que podem ser congelados, podendo assim ser evitado o seu desperdício:
    • Fruta – no caso dos citrinos poderá fatiá-los, congelá-los e usá-los diretamente em bebidas frias. As uvas e frutos vermelhos podem também ser congelados, servidos depois como verdadeiros cubos de gelo aromatizados.
    • Batatas – pode fervê-las durante cinco minutos e congelá-las em seguida. Depois, pode, por exemplo, descongelá-las durante a noite e assá-las no forno no dia seguinte.
    • Pimentos – se ainda tem pimentos no frigorífico e não tem planos para os consumir, congele-os. Quando necessitar para os cozinhados, poderá picá-los ainda congelados.
    • Queijo – se tem queijo ralado ainda dentro do prazo e não tem planos para o consumir, pode congelá-lo e depois usá-lo em pizzas, massas ou quiches.
    • Sobras de carne cozida – todos os tipos de restos de carne podem ser congelados. Descongele no frigorífico e utilize, depois, normalmente numa massa ou risotto
    • Pão – pode fatiar o pão e congelá-lo. Quando o quiser consumir, bata-o numa superfície para tirar o excesso de gelo e coloque-o no frigorifico para descongelar.
​​​​​​​

O papel das empresas da distribuição

O desperdício alimentar combate-se com o empenho dos vários intervenientes da cadeia alimentar. As empresas da Distribuição têm vindo a apostar em iniciativas voluntárias e complementares – desde a relação com produtores à comunicação com consumidores – para mitigar as consequências sociais, ambientais e económicas do desperdício. Veja aqui o vídeo da campanha.
​​​​​​​

“Saber a diferença, faz a diferença”.


Saiba mais em https://aped.pt/campanha-das-datas-de-validade/